quinta-feira, 25 de abril de 2013

Historia da Cidade Teofilândia!

                                                    Pedra do Sisal!!!!



Por volta de 1723, devido a uma seca que atingiu a região, alguns vaqueiros da antiga fazenda chamada de Vargem de Baixo, de propriedade dos irmãos João Manoel e Manoel João da Silva, saíram em busca de água e alimento para o gado.
Cansados, os vaqueiros pararam próximo de uma vereda (caminho estreito no meio da caatinga) e dormiram. Ao acordarem, não encontrando o gado, seguiram os rastros e descobriram um lajedo (afloramento rochoso), que em suas pequenas cavidades acumulam água, ao que chamamos de caldeirões ou tanques de pedras.
Onde não só os animais que eles pastoreavam estavam próximos, bem como outros animais que por ali pastavam e bebiam aquela água de boa qualidade e cristalina. Ao retornarem à fazenda que pertencia à divisão territorial do município de Serrinha, avisaram aos patrões, que aviam encontrado um Tanque de Pedras com muita água.
Os irmãos João Manoel e Manoel João transformaram o lugar em mais uma fazenda onde a localidade cresceu rapidamente. Com a construção da primeira moradia por pelo Sr. José Santiago de Oliveira, chegaram outros moradores e o local passou a ser chamado Arraial de Pedras.
O Arraial se desenvolveu passando a categoria de distrito através da Lei Estadual n. 628, de 30 de dezembro de 1953, com o nome de Itapirú. Diante do desenvolvimento, foi elevada a categoria de município pela Lei Estadual n. 1685, de 23 de abril de 1962 passando a se chamar Teofilândia, em homenagem a um ilustre filho da localidade, contador do Estado, Sr. Joaquim Teófilo de Oliveira.
O município tem 317.982 km², limita-se com Araci, Barrocas, Biritinga e Serrinha. segundo o Censo do IBGE de 2009, o município tem 21.461 habitantes. Na última eleição para prefeito, dois candidatos disputaram e pleito e o petista Adriano Araújo venceu com 61,75% dos votos válidos, ou seja, 7.726 votos, derrotando Tércio Nunes (PDT), que disputou a reeleição. Tércio obteve 4.7285 correspondente a 38,25% dos votos válidos. Adriano foi apoiado pelo PRB, PT,/ PTC, PSB, PSD e PC do B, na coligação a mudança que o povo quer.

Nenhum comentário: