sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CULTURA no Programa Aprovado!! Sábado Às 8:00hs Manhã!!!!



Municipalização da cultura: O que é? Para que serve? Veja no Aprovado.


“Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés”, já dizia o escritor francês, Joseph Joubert. O Aprovado deste sábado fala de cultura, da importância dela para uma sociedade e quais são os benefícios que a municipalização desse segmento, tão importante para um povo, pode trazer para as cidades.

Do centro cultural Barroquinha, no centro histórico de Salvador, o apresentador Jackson Costa conversa com Ernani Neto, responsável pelo treinamento sobre implementação do sistema de cultura da Bahia, e Lula Oliveira, chefe de representação regional do Ministério da Cultura na Bahia e Sergipe, um dos maiores incentivadores da implantação desse sistema. “A sociedade se beneficia disso. Você percebe que participando pode mudar”, afirma Lula.

Se a cultura é fundamental e incentiva as pessoas a buscarem melhorias, o que dizer da educação? Sem ela nada seríamos! Pensando nisso, a caravana do conhecimento dá início a sua jornada educacional e faz a primeira parada na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Lá, 400 estudantes dedicaram algumas horas do dia para prestar atenção aos conteúdos apresentados pelos professores Zé Nilton Andrade e Jorge Portugal. A “aula show” contou ainda com a participação do músico Toninho e do filho ilustre de Barreiras, o cantor e compositor Saulo Fernandes. “Cantar em casa é diferente. O coração fica mais vermelho, mais emocionado”, comentou Saulo. Este é o terceiro ano do Educação em Movimento; projeto da Rede Bahia que proporciona aos estudantes do ensino médio momentos de conhecimento e descontração, a fim de contribuir com a inserção deles na universidade.

Depois desse mergulho nas vertentes da educação, o repórter Pablo Vasconcelos nos leva para um passeio inesquecível sobre as águas cristalinas do litoral baiano. O cenário é o mar da Praia do Forte, onde navegaremos ao lado de seres gigantes, porém dóceis e encantadores: as baleias Jubarte. Com a ajuda de pesquisadores vamos descobrir o que esses animais, que mexem com o nosso imaginário, estão fazendo no nosso litoral; suas características e principais curiosidades.

Embarque conosco nessa viagem incrível! O Aprovado começa às 8h da manhã e neste sábado traz ainda a doce melodia do chorinho, e as nuances do humor circense apresentados pelo grupo Os Carinhosos, liderado pelo músico Jonga Lima. Você não pode perder!


Assista aos programas em www.rbt.com.br

Nenhum comentário: