terça-feira, 3 de setembro de 2013

Abertas as inscrições para o voluntariado dos Jogos dos Povos Indígenas

02/09/2013 às 09h10 - Abertas as inscrições para o voluntariado dos Jogos dos Povos Indígenas   
Atenção, profissionais e estudantes que queiram colaborar como voluntário nos Jogos dos Povos Indígenas – 2013: estão abertas, até 9 de setembro, as inscrições para o voluntariado do maior evento esportivo da cultura tradicional indígena do país, que será realizado em Cuiabá. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, conhecimentos básicos sobre a cultura indígena e disponibilidade mínima de oito horas por dia para colaborar durante os Jogos, marcados para o período de 11 a 19 de outubro na capital do Mato Grosso.

Além de  preencher a ficha de inscrição, os candidatos deverão anexar currículo e enviar para o endereço eletrônico voluntariosjogosindigenas2013@gmail.com. São 155 vagas, sendo 96 para “attaché”, 35 para agentes culturais e 24 para voluntários bilíngues.

Os candidatos serão submetidos a seleção pela banca examinadora, composta por representantes do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do Mato Grosso e da Universidade Federal do Estado do Mato Grosso (UFMT).

Entre as atribuições do voluntário, está a atuação como attaché, que deverá acompanhar uma etnia no dia a dia, auxiliando os integrantes de forma geral. Também caberá ao voluntário ajudar na organização e na realização das atividades esportivas, culturais e espirituais e apoiar o trabalho das equipes de relações públicas e de comunicação. Outra função é dar suporte à comercialização de artesanato e à infraestrutura e à organização de materiais, além de atuar como intérprete junto aos convidados indígenas de outros países.

“Cabe à organização do evento conceder aos voluntários dos Jogos Indígenas alimentação, transporte em Cuiabá, hospedagem para quem não reside na cidade-sede do evento e certificado de participação”, informa o diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, ao acrescentar que mais informações podem ser obtidas no edital de seleção, lançado pelo comitê e pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Mato Grosso.

Patrocinados pelo Ministério do Esporte, os Jogos Indígenas são uma iniciativa do Comitê Intertribal e têm parceria do governo do Mato Grosso, da prefeitura de Cuiabá e da UFMT.

Dinâmica
Durante 10 dias, o Jardim Botânico de Cuiabá será palco da aldeia que receberá 1,6 mil índios de etnias nacionais e representações internacionais de 17 países.A infraestrutura contará com arena dos jogos – onde também acontecem as lutas corporais e as demonstrações de esportes tradicionais –, alojamento dos indígenas, feira de artesanato e ocas da sabedoria, digital e da literatura.

Outro destaque é a Feira Agrícola Indígena, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que será montada pela primeira vez na história dos Jogos.

Clique aqui para baixar os arquivos do voluntariado 

Carla Belizaria
Foto: Francisco Medeiros
Ascom  -Ministério do Esporte 
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 Enviar MatériaImprimir Compartilhar:FacebookTwitterOrkutLink: 

Nenhum comentário: