sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Alunos de Santanópolis participaram da V Olimpíada Nacional de História do Brasil

Alunos de Santanópolis participaram da V Olimpíada Nacional de História do Brasil
A premiação foi realizada no domingo (20), no Ginásio do Guarani, em Campinas, e reuniu mais de duas mil pessoas durante a divulgação do resultado final.


Laiane Cruz
Três estudantes do ensino médio do Colégio Estadual José Antônio de Almeida, localizado no município de Santanópolis, região de Feira de Santana, Wilton Alves Ferreira Júnior, Natália Santana Mascarenhas e Maísa Araújo Cerqueira, estiveram entre os finalistas da 5ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, que realizou a fase final nos dias 19 e 20 de outubro. 

Os estudantes concorreram com mais de 40.000 equipes, entre alunos de escolas privadas e públicas de todo o Brasil. Na Bahia 21 equipes foram convocadas para a etapa final, que ocorreu no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

De acordo com a orientadora Rejanne do Carmo Ramos, a olimpíada formou equipes compostas de três alunos, cada. Os participantes tiveram um mês e meio para estudar. Cada fase durou uma semana. Além disso, as provas foram feitas à distância.
 



"Eles passaram por cinco etapas antes de chegarem à fase final. Cada etapa foi uma rodada de provas de dez questões e uma tarefa, e a equipe que pontuou foi para a seguinte. Eles leram diversos textos da área de história, da metodologia de pesquisa em história e observaram imagens relacionadas ao tema. Então, são minihistoriadores que se formaram no ensino médio e fundamental”, explicou a orientadora, acrescentando que eles foram contemplados na final com uma menção honrosa.
 
Uns dos participantes, Wilton Alves Ferreira Júnior acredita que a V Olimpíada foi muito enriquecedora para a formação dos alunos, principalmente os da escola pública, que, segundo ele, não é tão valorizada quanto a rede privada. “Foi muito proveitoso, o grande legado é o conhecimento”, afirmou.

Natália Santana Mascarenhas afirmou que a participação na Olimpíada foi motivada pela paixão no aprendizado e não uma obrigação. “Foram noites perdidas de sono, momentos de dedicação, para poder se preparar para fazer a prova lá. O tema norteador foi a questão étnica no Brasil”, informou a estudante.

Maísa Araújo Cerqueira, que também faz parte da equipe, diz que o trio contou com o apoio do governo do estado, que auxiliou pagando as passagens para São Paulo. Ela afirmou também que a comunidade de Santanópolis se sentiu orgulhosa ao saber da participação dos alunos na olimpíada.

A premiação foi realizada no domingo (20), no Ginásio do Guarani, em Campinas, reuniu mais de duas mil pessoas durante a divulgação do resultado final. A última prova da Olimpíada foi realizada um dia antes na Unicamp, com 300 equipes finalistas.

Foram distribuídas medalhas de ouro (15), de prata (25), e de bronze (35). Os finalistas também receberam medalhas de honra e certificados de participação. As escolas de origem também foram contempladas com troféus em homenagem à premiação conquistada por seus professores e estudantes.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.


Um comentário:

Personal Marcos Araújo Studio-b12-fitness disse...

Parabéns Professor Ricardo Por sua Atuação ai em Santanópolis!pode comemorar junto a sua turma pois esse mérito é seu e todos aqueles que buscam uma Educação de qualidade!