sexta-feira, 25 de outubro de 2013

QUEIMADAS: ALUNOS CLASSIFICADOS NA ETAPA MUNICIPAL DO PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA VIAJARAM A SIMÕES FILHO PARA A COMPETIÇÃO ESTADUAL DIA 17/10/2013!




O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.


O Governo Federal, em parceria com os Estados, Distrito Federal e Municípios, com o intuito de alcançar os objetivos expostos, lança o Programa de Formação Esportiva Escolar composto de duas ações: a primeira é a realização de Jogos Escolares, competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo, e segunda, a criação do Núcleo de Esporte Escolar (NEE), para o acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.

>Os jogos

Os jogos escolares são compostos de quatro fases consecutivas de competição, a 1ª, a fase escolar, que é realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação, 2ª, a fase municipal–regional, que é realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 de cem mil habitantes através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual, 3ª, a fase estadual, que é realizada pelo governo estadual e 4ª e última, a fase nacional, realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior, de modo que somente os melhores atletas de cada estado alcançam a competição nacional, Os Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro (para estudantes de 12 a 14 anos) e novembro de 2013 (para estudantes de 15 a 17 anos).

>


Os alunos queimadenses classificados na etapa municipal do Programa Atleta na Escola organizada pela Secretaria Municipal de Educação, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Esporte Escolar local, o Prof. Emanuel Lírio Gonçalves (popular Neo), para disputar a etapa estadual, partiram na tarde do dia (17) rumo à cidade de Simões filhos onde as 14 horas teve início a competição estadual.

Fizeram parte dos jogos nas duas primeiras etapas, de seleção interna nos colégios e a fase municipal, alunos de diversas escolas públicas locais, CMQ, Colégio Domingos Badaró Neto, Antônio Carlos Magalhães, Antônio Pinheiro de Oliveira, Hildérico Pinheiro, José Lopes da Silva, Lidírio Ferreira Lima, Padre Carlo Gabanelli, Ranúzio de Araújo Batista, Renato Gonçalves, São José, Severiano Gonçalves de Souza, Cecy Souza, Maria de Lourdes, CESAQ e CESB.

As disputas do programa foram de atletismo e divididas em: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, masculino e feminino, com provas de velocidade, resistência e salto em distância.

Os jovens atletas retornaram na manhã logo após o fim das provas, e por terem sidos bem sucedidos alcançaram classificação na etapa estadual e poderão retornar para cidade trazendo consigo o direito de representar a cidade de Queimadas na disputa da etapa nacional, estando então entre os melhores atletas do estado, na última fase, os Jogos Escolares da Juventude!



Nenhum comentário: